Maricá ganhou destaque em uma longa reportagem exibida neste sábado (04/02) no programa “É de Casa’, da TV Globo, no quadro Belezas da Terra, apresentado pela jornalista Juliana Sana. A matéria de quase 18 minutos mostrou para todo o Brasil o projeto de agroecologia realizado pela Prefeitura de Maricá na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, apresentando o ciclo completo com plantio, cultivo e colheita de alimentos livres de agrotóxicos.
A reportagem mostra a história de Patrícia da Costa Silva, 42 anos, que é ex-moradora do município vizinho São Gonçalo, que se curou da depressão graças a seu novo estilo de vida no campo, adquirido pelas experiências proporcionadas pelo projeto agroecológico desenvolvido junto à Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Secapp), com a Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar). A iniciativa conta com a produção sem agrotóxicos de diversas culturas, presente em dois espaços, além de formações, visitas técnicas e oficinas voltadas à área, incentivando a agroecologia nos município.
A reportagem ainda destaca a distribuição gratuita dos produtos frescos das hortas colhidos no pé, que abastecem as escolas municipais, com mais de 30 mil refeições por dia; o restaurante popular (700 refeições por dia); e instituições de longa permanência para idosos e crianças. Desde 2020, já foram produzidas mais de 15 toneladas de alimentos nesses espaço, sendo 8,5 toneladas apenas em 2022, um recorde anual.
O projeto faz parte da parceria com a Cooperar, que possui duas unidades de produção agroecológica que estão localizadas na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, e no loteamento Manu Manuela, em São José do Imbassaí. Nesses locais, são produzidas 55 variedades de alimentos, entre espécies de hortaliças, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), medicinais e anuais.
Os alimentos são entregues a Entregues a 11 instituições sociais da cidade gratuitamente, apoiadas pela Prefeitura, incluindo duas aldeias indígenas, abrigos, lares temporários e uma creche comunitária.
Clique aqui para acessar o Globoplay (https://globoplay.globo.com/