A beterraba branca ou acelga portuguesa (Beta vulgaris var. cicla) é uma hortaliça que apresenta talos longos e firmes e folhas baças ou brilhantes, com coloração verde ou avermelhada.
Contém quantidades consideráveis de niacina, vitamina A e vitamina C, além de ésteres do ácido oxálico, o que pode prejudicar a absorção de cálcio pelos ossos.
Na Argentina, a acelga portuguesa é muito apreciada na culinária, consumida em pizzas, em forma de bolinhos fritos, mas principalmente como ensopado, com batata cortada em pedaços e temperada com alho frito em azeite.
No Oriente (Japão, Coreia do Norte e do Sul e China), é também muito apreciada na culinária, consumida em conservas, sob a forma de tsukemono, com ou sem pimenta, mas principalmente com pepino, cenoura e nabo.
Na Bélgica é o ingrediente central da tarte al d’jote, especialidade culinária da cidade de Nivelles, em que os ingredientes do recheio da tarte são acelga portuguesa, queijo fresco e manteiga.
Ajuda na formação do esmalte dos dentes, na resistência dos vasos sanguíneos, na conservação da pele e aumenta a resistência dos ossos e dentes. Combate asma, cálculos biliares, chagas, furúnculos, cólicas, colite, problemas do fígado, gastrite, gota, hemorragias intestinais, hemorroidas, nefrite, prisão de ventre e úlceras. Melhora o intestino e o aparelho digestivo.
Fonte: Wikipédia.org e fb.com/naturais.saude