Codemar expõe produtos do Inova Agroecologia e Farmacopeia Mari’ká na inauguração do Mercado Municipal

Diversos produtos do Inova Agroecologia e do Farmarcopeia Mari’ká estiveram expostos na inauguração do Mercado Municipal Pedro Paulo Pereira, nesta quinta-feira (12/12), no Centro de Maricá. O novo espaço, localizado próximo ao Terminal Rodoviário, possui 26 boxes dedicados principalmente a pescadores e produtores locais.

“O espaço que estamos inaugurando hoje não é para ser só um lugar de vendas, mas também um lugar de encontro humano, de cultura, de gastronomia. É importante que cada produtor, cada artesão da cidade saiba que seu trabalho é reconhecido e é importante. Isso é pedagógico para a alma de uma cidade que tem no senso distributivo de riqueza, um elemento construtor da sua história”, disse o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.

Quem visitou o novo mercado, também teve a oportunidade de conhecer as variedades de feijão, batatas, aipins, bananas e outros alimentos que são cultivados pelo Inova Agroecologia, na Fazenda Joaquín Piñero. Além disso, outros produtos como odorizadores e óleos essenciais, do Farmarcopeia Mari’ká, também estavam sendo apresentados ao público.

Os projetos são desenvolvidos pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Produtores locais

Segundo o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, a inauguração do Mercado Municipal Pedro Paulo Pereira é muito importante para Maricá, já que vai ser um espaço para os produtores da cidade venderem seus produtos.

“A Codemar está em sintonia com a agroecologia e com a produção de mudas para produtores locais. Sejam elas matéria-prima para cosméticos ou para fármacos, podem ser uma alternativa para as famílias plantarem, mesmo que tenham uma pequena propriedade. A ideia é exatamente essa. Por isso, trouxemos o resultado dos produtos dos nossos PDIs. Os PDIs são os nossos programas, convênios com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, de pesquisa, desenvolvimento e inovação” explicou Hamilton.

Ele acrescentou que a intenção é fornecer sementes e cultivares às famílias e às pessoas, para que, nas suas pequenas propriedades, possam plantar e cultivar vegetais, que vão dar como resultado matéria-prima de vários produtos.

“Nós também vamos disponibilizar assistência técnica, porque não basta simplesmente semear, tem que plantar e ter todos os tratos necessários e depois da colheita, agregar valor e até agregar processos industriais para tornar esses produtos ainda mais valiosos para o mercado. Essa é uma ideia que está muito presente na proposta do nosso deputado federal e prefeito eleito Washington Quaquá, pois ele fala muito da importância da economia das famílias e das pessoas”, disse Lacerda.

Assistência técnica

Os produtores que ficaram interessados em receber as sementes e cultivares precisam entrar em contato com o projeto, para receber – além das mudas –, toda a assistência técnica durante o cultivo.

“Estamos empoderando esses agricultores, na medida em que a gente traz para eles, para além de sementes e mudas, o sistema de produção e  assistência técnica. Então, essa é uma pequena amostra da contribuição da Universidade Rural, da Codemar, e da Prefeitura de Maricá para o desenvolvimento da agropecuária no município”, explicou o professor e engenheiro agrônomo João Araújo, coordenador dos projetos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Copyright © 2021.Prefeitura Municipal de Maricá - RJ. Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress