Confrei

  • Nome Científico: Symphytum officinale
  • Família: Boraginaceae
  • Clima: tropical, subtropical
  • Origem: Ásia
  • Nomes Populares: orelha-de-asno e capim roxo da Rússia
  • Altura: 40 centímetros
  • Luminosidade: meia sombra
  • Ciclo de Vida: anual
  • Época ideal para plantio: de março a junho
  • Primeira colheita após o plantio: 80 dias
  • Consorciação: dente de leão, capuchinha, hortelã-pimenta, tansagem, entre outras.

O confrei, cujo nome científico é Symphytum, é uma erva de propriedades medicinais que ajuda a inibir problemas dermatológicos e a acelerar a cicatrização da pele. Ela, que é natural do continente asiático, também é chamada de orelha-de-asno e capim roxo da Rússia.

São utilizadas as folhas e raízes do confrei, coletadas principalmente quando a planta está seca, para se fazer compressas e emplastros.

As folhas do confrei são utilizadas desde a antiguidade na preparação de chás para o tratamento caseiro de doenças gastrintestinais, disenterias, inflamações, reumatismos, hemorroidas, tosses e várias outras enfermidades. No entanto, estudos recentes mostram que o uso prolongado da planta pode ser tóxico ao fígado (levando a doença veno-oclusiva hepática e a casos de insuficiência do órgão) e causar o aparecimento de tumores malignos no fígado, nos brônquios e na bexiga, não sendo recomendado o seu uso por via oral.

Atualmente, o Confrei (Symphytum officinale) ainda é utilizado na medicina farmacêutica, desta vez, como princípios ativos, por exemplo, extrato de suas raízes Symphytum officinale L. (Boraginaceae), são utilizados para produção de cremes anti-inflamatórios indicado no alívio de algumas dores musculares, dores de articulações, dores ocasionadas em contusões (nesse caso, somente em lesões que não origina um hematoma, sem ruptura da pele) e também nas entorses, tendinites e dores nas costas, pois, como dito anteriormente, esse extrato possui ação anti-inflamatória e analgésica, agindo sobre a região inflamada aliviando o inchaço e a dor. Por outro lado, esse cremes anti-inflamatórios não deve utilizar em presença de hipersensibilidade (pessoa que tem alergia) ao Confrei (por isso, todo medicamento deve ser indicado por um médico). Um outro cuidado é, que esses medicamentos à base de Confrei, nunca devem ser aplicados nos olhos, em membranas mucosas (como boca, cavidade nasal e vagina) nem em feridas e escoriações abertas, ou seja, somente sobre a pele intacta.

Medicinal:

Para tratamento feridas e dermatites, coloque uma colher de sopa de folhas frescas com meio copo de água em um pilão. Amasse e em seguida coe com um pano. As compressas devem ser aplicadas o local afetado durante uma semana.

Alerta:

Apesar dos benefícios da erva, ela pode provocar efeitos colaterais indesejáveis e nem todo mundo pode utilizá-la. Além disso, é contraindicada para gestantes (possível efeito abortivo), mulheres em fase de lactação, crianças e pacientes de doenças renais, hepáticas e câncer.

Seu uso deve ser feito de modo tópico (externo), pois sua ingestão pode intoxicar o fígado.

 

Fonte: wikipedia.org e cuidai.com.br

plugins premium WordPress