Historicamente, o louro sempre foi associado a grandes vitórias e a nobreza. Inclusive, o nome Laurus quer dizer sucesso e nobilis significa nobreza em latim. Existem diversos relatos sobre o costume de usar coroas feitas de ramos de louro na Grécia e Roma antiga, eram utilizadas a fim de homenagear reis, príncipes e até atletas olímpicos.
Muitos anos depois, o cultivo do louro foi introduzido no Brasil pelos portugueses na época da colonização. Por aqui, a cultura se adaptou muito bem ao sul e sudeste do país, principalmente nas regiões de altitude entre 800 – 1000 metros.
Na culinária, as folhas de louro são largamente utilizadas com tempero, sejam trituradas ou inteiras. No feijão então, é presença garantida. Geralmente são utilizadas inteiras e retiradas após o preparo antes do consumo, pois possuem uma textura bastante áspera, parecida com couro. Os frutos também podem ser secos, ralados e usados como especiaria.
Já no paisagismo, sua utilização não é tão difundida. Embora as flores não sejam ornamentais, o louro é uma planta muito bonita quando cultivada em vasos e podadas podem ser o destaque do seu jardim.
Fonte: projetojardinando.com.br