Mostarda

  • Nome Científico:Sinapis alba
  • Família:Brassicaceae
  • Clima: tropical, subtropical
  • Origem:Norte de África, Oriente Médio e Europa Mediterrânica
  • Altura:de 80 centímetros a 1 metro
  • Luminosidade:sol pleno
  • Ciclo de Vida:Perene
  • Época ideal para plantio: o ano todo
  • Colheita após o plantio: 60 dias a 80 dias
  • Tempo entre colheitas: 30 dias
  • Consorciação: alface, rúcula, cebolinha, alho-poró, aipo, entre outras.
  •  

As mostardas são plantas dos géneros Brassica e Sinapis cujas sementes são utilizadas como especiaria e que, após moídas e misturadas com água, vinagre e outros líquidos, se transformam no condimento conhecido como mostarda. As sementes de mostarda podem também ser usadas para obtenção de óleo de mostarda, e as folhas são geralmente comestíveis. Além das mostardas, o género Brassica também inclui couves, colza e nabos.

A mostarda-branca (Sinapis alba) cresce selvagem no Norte de África, Oriente Médio e Europa Mediterrânica, tendo-se expandido para além destas regiões devido ao longo cultivo. A mostarda-da-índia ou castanha (Brassica juncea), originária dos sopés dos Himalaias, é cultivada comercialmente no Nepal, Reino Unido, Canadá, Dinamarca e Estados Unidos. A mostarda-preta (Brassica nigra) é cultivada na Argentina, Chile, Estados Unidos e em alguns países da Europa.

A folha de mostarda contém muita fibra dietética e é uma excelente fonte de vitamina K, A, C, E, complexo B e folato, e minerais como cálcio, manganês, ferro, fósforo e magnésio. Muito rica em antioxidantes, a folha é fonte de flavonoides, indóis, sulforafano, carotenoides, luteína e zeaxantina. Os indóis, principalmente di-indol-metano e sulforafano, protegem contra câncer de próstata, mama, cólon e ovário, pois inibem o crescimento de células tumorais, e têm sido objeto de extensa pesquisa científica.

Assim como a folha, a semente de mostarda também apresenta inúmeros benefícios: melhora a digestão porque aumenta a produção de saliva, previne diversos tipos de câncer incluindo estômago e cólon, regula a tireoide (pelo alto teor de selênio), tem ação anti-inflamatória e assim alivia dores articulares e musculares, melhora a imunidade ajudando na prevenção de gripes e resfriados, protege a visão (é fonte de luteína e zeaxantina, dois carotenoides com ação ocular), baixa o colesterol (contém vitamina B3 que combate a aterosclerose), pode ajudar na prisão de ventre (bom teor de fibras e mucilagem que aceleram o trânsito intestinal).

Medicinal:

Previne o envelhecimento da pele, fortalece o sistema imunológico, diminui o risco de doenças cardiovasculares, regula o intestino e ajuda na cicatrização de feridas.

Alerta:

Sementes de mostarda são consideradas seguras para consumo humano, quando usadas em pequenas quantidades, sem exageros. Uma grande quantidade de mostarda usada diariamente pode causar irritação gástrica, sangramento do estômago e da mucosa intestinal. Use até duas vezes por semana para ter uma saúde excelente.

Fonte: wikipedia.org e minhavida.com.br

plugins premium WordPress