Prefeitura realiza mais uma edição do projeto ‘Baldinho do Bem’

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, realizou nesta sexta-feira (23/02) mais uma edição do projeto ‘Baldinho do Bem’, onde os voluntários cadastrados levaram doações de resíduos orgânicos, e em troca receberam alimentos como alface crespa, batata doce, berinjela, brócolis, entre outros. Também foram feitas inscrições de novos voluntários, que retiraram o recipiente na praça agroecológica. Ao todo, serão disponibilizados cinco mil baldinhos para os participantes.

A ação de compostagem, iniciada experimentalmente em 2023, consiste na entrega de resíduos de alimentos crus (como cascas de legumes, frutas e cascas, borra de café, filtro de papel de café usado e casca de ovo), que são transformados em adubo para produção de alimentos orgânicos nos jardins comestíveis de Maricá, localizados nas praças de Araçatiba e Guaratiba, e nas hortas do Parque Nanci, Itapeba, Marine (São José do Imbassaí) e Flamengo, além da Fazenda Municipal Joaquin Piñero, no Espraiado. Nesses locais são produzidos alimentos sem agrotóxicos e que podem ser colhidos de graça por moradores e turistas.

A secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Mariana Príncipe, explica a importância do projeto e convoca novos moradores a se voluntariarem.

“Os resíduos que seriam descartados de forma irregular irão virar composto para adubar os novos alimentos que serão produzidos. Assim ajudamos a população, que comprou a ideia e faz o nosso projeto ser um sucesso, que inclusive está recebendo novas inscrições. Convidamos os moradores da região para fazer parte desse projeto”, afirmou.

Ao receber os inscritos do projeto de compostagem, a assessora de projetos sustentáveis, Mayara Guimarães, falou da importância do aproveitamento das cascas de legumes e frutas para a transformação sustentável destes alimentos.

“Aqui as pessoas se voluntariam para trazer os resíduos orgânicos, a gente pesa, distribui certificados, doa em troca itens agroecológicos que foram produzidos aqui. Tudo isso é repassado de forma circular, na qual a gente recebe o resíduo orgânico, composta, e gera adubo para poder produzir novos alimentos. A pessoa também leva o alimento já produzido. Nós estamos conseguindo sensibilizar as pessoas sobre a importância de lidar com o resíduo de forma sustentável”, explicou Mayara.

Doação de resíduos estimula voluntariado

Um dos voluntários presentes, Cleverson Cabral, morador do bairro de Araçatiba, destacou a importância do descarte sustentável do lixo orgânico de casa.

“Eu acredito nessa ideia, porque é uma forma de revitalização, de sustentabilidade. Muitas vezes não sabemos descartar o lixo orgânico de forma correta, e esse projeto é importante também para consumirmos alimentos saudáveis, sem uso de agrotóxicos. Sempre que posso, trago minha mãe e meu filho para ter esse costume, da agricultura circular”, disse o comerciante.

Mara Toledo, de 59 anos, mora em Jaconé e contou como incentivou parentes e vizinhos a participarem do projeto.

“Nós não tínhamos onde descartar os resíduos orgânicos, geralmente jogávamos tudo no lixo, mas agora podendo fazer essa troca, nós conseguimos comer mais legumes e verduras limpas de agrotóxicos, além de manter nossa hortinha caseira, onde a gente acaba sendo exemplo para nossos vizinhos e familiares”, ressaltou.

Os baldinhos serão utilizados em regime de comodato, ou seja, utilização exclusiva para participação no projeto. Em caso de desistência, o voluntário precisa devolver o balde. Para participar da iniciativa, os novos voluntários precisam preencher o formulário (clique aqui). A secretaria orienta os voluntários a levarem os resíduos em caixas de leite ou potes de sorvete limpos para serem transformados em adubo para a produção de alimentos orgânicos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Copyright © 2021.Prefeitura Municipal de Maricá - RJ. Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress